segunda-feira, 6 de junho de 2011

TRALHA ELETRONICA

Até o final de 2011, o mundo vai produzir 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico. É o equivalente a todo o detrito gerado por uma metrópole como São Paulo ao longo de oito anos. Apesar do volume, ninguém sabe o que fazer com computadores, TVs e celulares usados. Uma pequena parcela é reciclada por empresas interessadas em explorar metais usados na fabricação de componentes. A maior parte, no entanto, não recebe nenhum tipo de tratamento. O e-lixo gerado em países ricos é incinerado, despejado em aterros sanitários ou exportado ilegalmente para lugares como China, Índia e Brasil. Nas páginas seguintes, INFO mostra o caminho percorrido pelo lixo eletrônico gerado em seis países e o que é preciso fazer para que ele não contamine o meio ambiente.
O CAMINHO DO E-LIXO - Veja infográfico

Fontes: Organização das Nações Unidas (ONU), Greenpeace, Silicon Valley Toxics Coalition, Solving The E-Waste Problem, All Voices, Interpol e Basel Action Network

10 comentários:

  1. Em lugares como EUA els jogam computadores bons simplimente pq surgiu algo melhor no merdado, um absurdo isso!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você Wylianne, é um absurdo, mas existe incentivo de governo para isso, sabemos que somos poucos a que fazemos parte da inclusão digital.
    E em relação a matéria Kleber, muito boa, mas no Brasil acredito que é cultural mas chegaremos lá.

    ResponderExcluir
  3. Pelo menos ak na região isso vai mudar. O projeto E-tralha com certeza vai mudar um pouco ak na região bom...pelo menos eu num quero so entrar naquela sala e ajeitar os pcs vamos divulgar isso!! :D:D

    Conto com a ajuda de todos!! :D:D

    ResponderExcluir
  4. Com certeza não vamos só ficar no projeto E-Tralha arrumando sala, vamos arregaçar as mangas e trabalhar, para recuperar e dar um destino correto ao lixo eletronico.

    ResponderExcluir
  5. Bom, para darmos um destino interessando ao e-lixo, precisa da participação de todos, inclusive dos (Governantes). Mais podemos tentar. Bom trabalho BanBan.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom esse projeto. apoiado.

    Aproveite e veja http://momentouncisal.wordpress.com/ o Blog de Victor Lemos - Estudante de ADS

    ResponderExcluir
  7. Interessante, o que o realmente o governo poderia investir para melhorar o nosso pais.

    ResponderExcluir
  8. O maior problema é a falta de interesse do governo em reciclar,pois temos muitas coisas que poderiam ser reciclado mas falta o financiamento do governo,mas vamos lá e com um pouco de esforço que faremos nossa parte.

    ResponderExcluir
  9. Muito bom o tema abordado e melhor a discussão gerada pela turma. O lixo, mesmo eletrônico é problema politico, social e cultural.
    Como reciclar essa ideia de pelo menos minimizar maiores transtornos, porque, aliás, lixo sempre será sinônimo de entulho ou algo que incomoda onde se acumula.

    Edvaldo Neneu da Silva

    ResponderExcluir
  10. Muito bom Bambam, o e-lixo é um problema de todo sociedade, poderia começar com a conciêntização de todos mesmo sem muita coisa cada um tentando fazer sua parte já seria meio caminho andado na resoluçâo do problema, valeu.

    ResponderExcluir